sábado, 25 de agosto de 2007

JUAN GRIS; PABLO PICASSO; GEORGES BRAQUE


JUAN GRIS








Juan Gris - retrato de Modigliani









Juan Gris, pseudónimo de Juan José Victoriano González, nasce em Madrid, 1887, foi o percursor do cubismo.

Apesar de ter falecido jovem,- 1927 - Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético.














Picasso, obra de Juan Gris








Juan Gris nasce em Madrid em 1887 — morre em 1927, foi um dos mais famosos pintores cubistas espanhoís.

Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época.
Em 1906, muda-se para Paris, centro mundial das artes.

Ali conhece artistas como Guillaume Apollinaire, André Salmon, Max Jacob e, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque.
Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo.
Expõe nas melhores galerias de arte, até 1927, ano em que falece, com 40 anos de idade.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_Gris"






































PABLO PICASSO




Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, e recebeu o nome completo de "Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso.", filho de Maria Picasso López e José Ruiz Blasco, professor de desenho, adotou posteriormente o sobrenome de solteira de sua mãe, Maria Picasso Lopez.






Estuda arte em Madrid, fez sua primeira viagem a Paris em 1900, a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob ( jornalista e poeta ), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, pois ele costumava trabalhar à noite.
Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser queimados para aquecer o pequeno quarto.





Em 1901, Soler, um amigo, funda a revista Arte Jovem na cidade de Madrid. O primeiro número é todo ilustrado por Picasso.




A partir desta data Picasso passa a assinar os seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo Ruiz y Picasso"

Em 1903, Leo Stein, um jovem americano que descobrira a vocação de pintor, instala-se em Paris, na Rua de Fleurus, 27, acompanhado pela irmã Gertrude que se tornará grande escritora.




Em 1904 Leo e Gertrude já com uma fortuna considerável começam por comprar obras de Matisse , e em 1905, obras de Picasso (coleção de Leo e Gertrude).




Os Stein passam a freqüentar o atelier do Bateau-Lavoir, onde morava Picasso e outros artistas, tornando-se amigos e multiplicando suas aquisições, o que daí por diante permitirá a Picasso viver numa relativa tranquilidade financeira.





Getrude organiza festas todos os sábados e viverodeada de pintores e escritores.
Numa das idas à casa de Gertrude, Picasso viu uma pequena estátua que Matisse havia comprado numa loja de curiosidades exóticas. Picasso, dizem, ficou particularmente impressionado com os olhos vazios dessa estátua.




Em 1906, Picasso conhece Henri Matisse através de Gertrude.




Matisse torna-se seu melhor amigo.




Durante décadas Picasso competiu com Matisse e tentou impressioná-lo.




Graças a essa amizade, sua obra entra numa nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana - o protocubismo - antecedente do cubismo.
Em 1907, inspirado por esculturas ibéricas e africanas, pinta Les Demoiselles d'Avignon.





Les_Demoiselles_d'Avignon


Com esta pintura, revolucionou o mundo da arte, retratando umas prostitutas num bordel. Assim, rompe o espaço e a forma de representação ideal do nu feminino, estruturando-o por meio de linhas e planos cortantes e angulosos.





Guernica
Pablo Picasso, 1937
Óleo sobre tela
349 × 776 cm, 137.4 × 305. 5
Museo Reina Sofia, Madrid





Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.





GEORGES BRAQUE

Pintor francês. Inicia-se no mundo da pintura pela mão dos fauves.

Georges Braque nasce emArgenteil a 13 de Maio de 1982– morre em Paris a 31 de Agosto de 1963, Pintor e Escultor francês que aprofunda o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.
Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo).
No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, sepraram-se devido à Grande Guerra para a qual Braque foi mobilizado tendo sido ferido e agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra.


Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura.




Trabalha estreitamente com Picasso, tendo-lhes sido atribuida a criação do cubismo.




Na sua primeira etapa limita-se às cores ocres e cinzentas, com um repertório de formas muito limitado. Em 1910 abandona o paisagismo e dedica-se às naturezas-mortas, sempre dentro do cânone cubista.




Os seus quadros deste período são de grande efeito decorativo








Introduz na sua paleta materiais novos: areia, madeira, papel, pedra). É, neste sentido, o criador da collage. Depois de 1920 dedica-se também à escultura. Nos últimos anos da sua vida evolui para formas mais claras e essenciais, como na série Os Pássaros.







Sem comentários: