domingo, 26 de agosto de 2007

JEAN - MICHEL BASQUIAT























Auto-Retrato





Sendo o Anarquismo um conceito sem data, torna-se num movimento político no decurso do séc XIX, assumido por grandes nomes.
Não é restrito ao domínio da Filosofia.
Todas as formas de arte, Pintura, Cinema, Música, Escultura etc., ressentem-se desta influência.
Basquiat, no meu entender, exprime o Anarquismo através das suas Obras .


Jean-Michel Basquiat nasce a 22 de Dezembro de 1960 em Brooklyn, Nova Iorque – morre a 12 de Agosto de 1988.
A sua popularidade deve-se inicialmente às graffites neo–expressionistas efectuadas em Manhattan.



Basquiat desde cedo mostrou uma aptidão invulgar para a arte.
Em 1977, aos 17 anos com um amigo, começam a fazer graffites em prédios abandonados em Manhattan.
A assinatura era sempre a mesma: "SAMO" ou "SAMO shit" "same old shit", ou, traduzindo, "a mesma merda de sempre"... isto gerou curiosidade nas pessoas, principalmente pelo conteúdo das mensagens grafitadas.
Em 1978 abandona os estudos e sai de casa, apenas um ano antes de se formar, passa a viver com amigos, sobrevivendo através da venda de camisas e postais na rua.




Um ano depois, em 1979, Basquiat ganha celebridade dentro da cena de arte de East Village em Manhattan pelas suas aparições regulares num programa televisivo.
No fim da década de 1970, forma uma banda chamada Gray. Actua em clubes como Max's Kansas City, CBGB, Hurrahs e o Mudd Club.
Inicia uma carreira cinematográfica que incluiu uma aparição no vídeo "Rapture" da banda Blondie.
Basquiat começou a ser mais amplamente reconhecido em Junho de 1980 quando participou em The Times Square Show, numa exposição de vários artistas patrocinada por uma instituição de nome "Colab".




Em 1981, o crítico de arte Rene Ricard publica um artigo em que comenta favorávelmente o artista. Isso ajudou a catapultar de vez a carreira de Basquiat. Nos anos seguintes, Basquiat continua a exibir a sua obra em Nova Iorque ao lado de artistas como Keith Haring e Barbara Kruger. Realiza exposições internacionais com a ajuda de galeristas famosos.
Em 1982 começa a namorar, uma cantora desconhecida na época, Madonna, neste mesmo ano, conhece Andy Warhol, com quem colaborou ostensivamente e cultivou amizade.


graffiti de BASQUIAT








Andy Warhol nasce em Pittsburgh, E.U.A em 1928 e morre em Fevereiro de 1987, em Nova Iorque.(um ano antes de Basquiat)

Dois anos depois, em 1984, os seus amigos estavam já preocupados com o uso excessivo de drogas e o comportamento anormal de Basquiat, estava já viciado em heroína.
" O Taxi 45th/Brodway" de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat.





"House Eye" de Andy Warhol e Jean Michel Basquiat





Em Fevereiro de 1985, Basquiat é capa da revista do The New York Times, numa reportagem dedicada inteiramente a ele. Foi um sucesso, realizou então diversas exposições internacionais nas maiores capitais europeias.
Basquiat morre de um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como "speedball") em seu estúdio, em 1988.












"GE", também de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat













("I know one day I’ll turn the corner and I won’t be ready for it".)
JEAN-MICHEL BASQUIAT




"Esta cidade está pejada de emproados pseudos da classe média que tentam parecer como o dinheiro que não têm; símbolos de status. Dá cabo de mim. É como se passassem etiquetas dos preços coladas à cabeça. As pessoas deviam viver a vida de forma mais espiritual, pá."



"Não ouço o que os críticos de arte dizem. Não conheço ninguém que precise de um crítico para saber o que é arte."





Sem comentários: