quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Duas Exposições






Ontem, 3ª feira, fui ao Porto, o meu marido tinha-me dito no fim de semana que gostaria de ver a Exposição do "Rauschenberg" em Serralves.
Apesar de gostar muito de pintura, nunca me convidem para ir ver uma exposição ao domingo, sendo assim ficou combinado que iríamos num dia de semana e fomos.



Começámos por parar na Foz num Antiquário onde estivemos em amena conversa durante algum tempo e onde eu (moradora na aldeia) fico a par das novidades do meio artístico, das falsificações de obras de arte, a propósito nesse dia uma leiloeira levava à praça 15 quadros falsos para serem leiloados, descoberta a bronca a polícia nada fez o leilão manteve-se e apesar de depois ter verificado a notícia nos jornais, nada aconteceu aos leiloeiros.



Mas .... prosseguindo o nosso percurso aí fomos nós rumo a Serralves ver a exposição.


O primeiro impacto foi de choque...abstive-me de fazer comentários para ter tempo de me habituar ao que estava a ver! ....o título da exposição é "ROBERT RAUSCHENBERG: Em viagem 70-76" mas o que eu estava a ver era lixo ...puro lixo dependurado nas paredes, pousado no chão, não não era o lixo de uma exposição era uma exposição de lixo! é verdade ; de repente pensei ....estão a brincar comigo! Valeu-me o meu marido, e digo-vos não há coisa mais agradável do que ver uma exposição com o meu marido. Sem querer ele transforma uma visita deste género numa conversa que nos prende, nos faz estar atentos, nos desperta a sensibilidade, nos faz gozar a criatividade e vê-la como um ser normal não consegue.



Lembro-me de balbuciar ... o que é isto? e ouvir a voz mágica do João explicando o que estávamos a ver...



Rauschenberg é um reciclador nato. Nesta mostra não faltam provas dessa imensa reciclagem: Pedras, cordas, pneus, madeiras, objectos do quotidiano como uma banheira antiga, baldes do lixo, caixas de cartão, adquirem pelo processo de criação artística novos significados.


A impressão em tecidos transparentes e tonalidades frias e quentes domina o espaço.


Vão ver esta Exposição! vale a pena.


Saímos de Serralves continuámos a nossa digressão cultural rumo à "Alfandega" para ver outra exposição aora de

Sem comentários: