quarta-feira, 26 de setembro de 2007

ANOREXIA OU SUICIDIO




Anorexia






A doença atinge 20% dos adolescentes em todo o mundo. A maioria dos anoréxicos pertence às classes média e alta.






“ O nome significa perda nervosa de apetite, mas não é assim. As pessoas com anorexia, estão, de facto a suprimir um constante e forte desejo de comer, pelo medo de se tornarem gordas. ”



“ O termo Anorexia pode não ser de todo correcto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar. A Anorexia nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e medo mórbido de ganhar peso. ”



Na incessante procura pela magreza, a pessoa recusa-se a manter um peso corporal normal, para a idade e a altura, pesa 85% ou menos do que se espera para a idade e altura.
Nas mulheres, o ciclo menstrual pára e nos homens os níveis de hormonas sexuais caem; nas raparigas mais jovens, não se inicia a menstruação na idade apropriada, a pessoa nega os perigos do baixo peso, aterroriza-lhe o facto de ficar gorda; esta aterrorizada em ganhar peso apesar de ele/ela, ter um peso demasiado baixo; afirma sentir-se gorda quando está muito magra.










No mundo da moda morreram :
A modelo brasileira Maiara Galvao Vieira, de 14 anos, morreu em consequencia de anorexia e tornou-se a quinta vítima fatal no meio da moda.
Galvao Vieira, con 1.70 m e 38 kg de peso, faleceu de uma paragem cardiorespiratória num Hospital em Copacabana.
A modelo brasileira de 21 anos, Ana Carolina Reston Macan, que sofria de anorexia, morreu em Novembro de 2006. Causa - complicações causadas pela dieta que seguia para se manter magra. Ana Carolina de 1,74 m, pesava apenas 40 kg e o seu organismo estava tão debilitado que nos últimos dias teve problemas respiratorios e de tensão arterial baixa.
Luisel Ramos, de 22 anos, modelo uruguaia, morreu en Agosto de 2006 de uma falha cardíaca.
A jovem sentiu-se indisposta depois de desfilar na passerelle e desmaiou falecendo de seguida apos ter recebido auxilio de uma unidade móvel de saúde .









Em 27 de Janeiro de 2005 em Medellín, Colombia, morreu uma modelo colombiana de 22 anos - causa anorexia. A modelo morreu numa clínica de Medellín, após dores de cabeça e desmaios consequentes do regime que seguia.


26/09/2007 - 10h55
Campanha contra anorexia na Itália



As fotos de uma jovem esquálida, exibida em jornais e outdoors na Itália para advertir sobre os riscos da anorexia, provocaram debate entre políticos e profissionais da publicidade.
Para os críticos, a campanha da grife de moda Nolita, produzida por Oliviero Toscani com a modelo francesa Isabelle Caro, é "violenta".
"A campanha de Toscani com a menina anoréxica é uma verdadeira violência visual e a mercantilização de um problema social", declarou Alberto Contri, presidente da associação Publicidade Progresso.
"Instrumentalizar um problema sério como a anorexia para vender roupas? Não sei como isso pode ser aceito ou, pior, como pode ser apoiado", acrescenta Contri a respeito da campanha que recebeu o aval do Ministério da Saúde italiano.

SINTOMAS NA ANOREXIA:
Medo de engordar
Restrição da alimentação
Perca excessiva de peso
Prática excessiva de exercício físico
Os períodos menstruais tornam-se irregulares ou mesmo inexistentes

Sem comentários: