quinta-feira, 17 de maio de 2007

JEt SET

























Primeiro fui ver ao dicionário o que significava o termo "JET SET" e encontrei o seguinte:







Jet Set (em inglês, literalmente, "conjunto de jacto").






Termo que se usa para designar, com certa conotação pejorativa, o grupo de pessoas na sociedade que tem poder aquisitivo suficiente para viajar freqüentemente de avião, especificamente de jatinhos particulares. O termo começou a ser usado por volta de 1951, quando o avião De Havilland Comet começou a operar. Assim, jet set é um termo usado para identificar a elite financeira e as chamadas "altas rodas" da sociedade de uma cidade ou país.

Em Portugal..... entende-se por jet set um subconjunto da classe alta média ou baixa de uma sociedade, geralmente muito mediática e não oriundo de famílias tradicionais da classe alta, não sendo necessário ser inteligente.

Todos os países têm o seu jet set. O jet set é uma espécie de nova nobreza. O povo gosta de os ver, gosta de saber das suas vidas pseudo-glamorosas, de saber o que vestem, onde vão, com quem vão, etc. Nessa Europa fora o jet set é entendido como criador de tendências e de modas. Em Portugal também. Com uma pequena nuance que os coloca em desvantagem quando comparados com os seus colegas europeus, em Portugal tem que vender revistas e pagar para andar em festas.


Por exemplo:













José Alberto Castelo Branco da Silva Vieira, (Tete - Moçambique, 8 de Dezembro de 1962) é uma figura do jet set português.
Lili Caneças lançou-o no modesto jet-set português.
O seu mediatismo manifestou-se através da participação num reality show da TVI, Quinta das Celebridades, juntamente com outras "celebridades", incluindo o actor brasileiro de telenovelas e filmes pornográficos, Alexandre Frota quem beijou frente às câmaras ao longo do programa.

Em Outubro de 2006 é acusado de desviar objectos de decoração e outros do Hotel Ritz em Lisboa, local onde morou durante 3 meses, período em que a sua casa de Sintra estava em obras devido ao vandalismo ali praticado.










Lili Caneças



De seu nome verdadeiro Maria Alice de Carvalho Monteiro (n. 4 de abril 1944).......

Viu-se projectada e de certa forma ridicularizada perante uma operação plástica que, segundo palavras da mesma, a tornaria mais jovem.
Recentemente, o seu ex-marido colocou um processo em tribunal para proibir Lili de utilizar o apelido Caneças. É possivelmente uma das personagens portuguesas cuja idade é mais dificil de determinar, de todos os modos é de um interesse infinito. Note-se o cadastro de operações de cirurgia plástica com que se nos apresenta.

Frases célebres
«Estar vivo é o contrário de estar morto»
«Nasci a 4 do 4 de 44 às 4 da tarde. Com uma data de nascimento assim, só podia ser uma pessoa muito especial»
«Oh Nilton, gosto tanto de ver o teu programa - o K7 pirata!» (mais tarde, confessou que não sabia que K7 é a abreviatura para cassete)
«Tudo o que o Chateaux (
José Castelo Branco) sabe fui eu que lho ensinei»
Retirado de "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lili_Caneças"

Paula Bobone








Alcançou alguma fama através da escrita de livros sobre etiqueta e boas maneiras, como Socialmente Correcto e Profissionalmente Correcto

Paula Bobone é o exemplo vivo de um percurso de sucesso: de medíocre funcionária dos CTT a rainha da etiqueta; autora consagrada de best-sellers com direito a montra do dia na Bertrand e FNAC.

Numa recente edição da "Grande Reportagem", Bobone deixa-nos esta pérola: "Os sem-abrigo deviam assumir a sua condição".Ou ainda esta: "Gosto de me enfeitar como se fosse uma árvore de Natal a 25 de Dezembro. As portuguesas ainda têm um ar cinzento e pouco audaz."









Cinha Jardim
Maria da Graça de Sousa Pereira Jardim, (
Beira, Moçambique; 22 de Dezembro de 1956), mais conhecida por Cinha Jardim e filha de uma destacada figura dos últimos anos do Estado Novo, nunca pensou vir a tornar-se numa das mais conhecidas personalidades do jet-set português.

Mediatizou-se por um dos seus romances, o mais popular e acompanhado pelos media, foi a ligação a Pedro Santana Lopes, ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e ex-Primeiro Ministro. Esta união fez as delícias das revistas sociais e muito se disse sobre o final de uma relação que parecia perfeita.
Cinha Jardim tem um extenso e variado percurso "profissional": foi comentadora televisiva sobre futebol, organizou festas e eventos, apresentou talk shows entre outros. Mais recentemente, Cinha Jardim participou em dois reality shows portugueses da estação televisiva TVI: Quinta das Celebridades e Big Brother Famosos.

"A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original"
(Albert Einstein)
"O cú também"
(José Castelo Branco)

Pedro Miguel de Santana Lopes (Lisboa, 29 de Junho de 1956) é um político português, ex-primeiro-ministro e antigo presidente das câmaras municipais da Figueira da Foz e de Lisboa.
Santana Lopes é licenciado em Direito pela
Universidade de Lisboa.
Aderiu ao Partido Social Democrata Português (PSD) em 1976.
Santana Lopes mediatizou-se pela espontaneidade, fluídez de raciocínio, desembaraço argumentativo e simplicidade de comunicar - faz figura. Mais grave ainda. É das poucas pessoas públicas que fala de si, das suas hesitações, erros e fracassos com a facilidade de quem bebe um copo de água.
Sei que os portugueses adoram doutorecos de pernas cambadas e abdómens ciclópicos, de falar pomposo e verbo rebuscado.
Sei que aqui campeiam e sempre campearam jarras, jarrões e outros atavios caseiros dourados pelo elogio encomendado.
Santana Lopes - que tem mil e um defeitos - tem uma característica que me agradam:
é educado, é simpático, nunca se lhe ouve uma baixeza e está bem consigo. Talvez o segredo esteja no coração, nas paixões, no gosto pelos divertimentos que a vida oferece a quem não tem medo de ser o que é. Os outros, as raposas velhacas, cheias de ódio e frustração, medíocres pomposos, talvez tenham toda a razão em ser como são. Pudera ! Nunca tiveram "santanetes".



























1 comentário:

Anabela Magalhães disse...

Fartei-me de rir com o seu "post" Jet Set.
Obrigada pelo fim de tarde de Domingo!