quarta-feira, 18 de abril de 2007

Lenços dos Namorados
























O Minho é uma das regiões do País mais rica em bordados




























































































Os chamados Lenços de Namorados, ou lenços marcados, ou ainda lenços de Amor,são tradiçionais de Vila Verde evidenciam-se pela sua elaboração muito trabalhada, rigorosa e sofisticada, destacam-se ainda pela explosão de cores vivas bordadas a ponto de cruz, pé-de-flor, crivo, cadeia e cheio.

A característica fundamental consiste nos lenços apresentarem, além dos pontos e cores utilizadas, uma bainha ricamente trabalhada e com motivos diferentes de lenço para lenço.

Era costume ensinar às raparigas a arte de bordar para que mal entradas na adolescência começassem a preparar o enxoval. O lenço era bordado então, nas longas noites de serão, nos momentos livres do dia ou aquando do apastoramento do gado, pela rapariga apaixonada que ia transpondo para o lenço os sentimentos que lhe iam na alma. A rapariga usá-lo-ia ao domingo na trincha da saia ou no bolso do avental; mais tarde oferecê-lo-ia somente ao rapaz que amava como compromisso de amor, este passaria a usá-lo ao pescoço ou no bolso do casaco do fato domingueiro.

Um legítimo Lenço de Namorados do Minho deverá ter quarenta centímetros [40 cm] a sessenta centímetros [60 cm] e poderá não ser um quadrado perfeito.
































É provável que a origem dos "lenços dos namorados" ou "lenços de pedidos" esteja nos lenços senhoriais do Séc. XVII – XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo.

Estes lenços eram originariamente em ponto de cruz, e por ser um ponto trabalhoso obrigava a bordadeira a passar, durante muitas semanas e mesmo durante meses de serões na sua confecção.
Como a escassez de tempo passou a ser um facto na vida moderna, a mulher deixou de ter tanto tempo para a confecção destes lenços, o ritmo de vida tornou-se mais intenso e a mulher teve que solucionar este problema adoptando no bordado outros pontos mais fáceis de bordar.
Com esta alteração outras se impuseram no trabalho decorativo dos lenços de namorados: o vermelho e o preto inicial vai dar origem a uma grande quantidade de outras cores, e com elas novos motivos decorativos se impuseram. Os lenços não deixaram porém de ser ainda mais expressivos, acompanhados muitas vezes de quadras de gosto popular dedicados àquele a quem era dirigida tão grande fantasia































































Sem comentários: